Entre as séries e filmes brasileiros, Bom Dia Verônica se destacou por sua grande qualidade na produção, narrativa e também por abordar uma temática tão delicada e com temas perturbadores.
A série ficou ainda mais famosa após o triste acontecimento envolvendo a atriz Klara Castanho, e aqui você vai entender o porquê. Confira!
Clique nos tópicos para ler mais:
Bom dia, Verônica é uma série inspirada nos romances de Illana Casoy e de Raphael Montes.
Porém, se você quiser procurar eles escreveram o livro sob o pseudônimo de Andrea Killmore.
É uma série brasileira e que foi produzida pela Netflix, tendo sido lançada dia 1° de outubro de 2020, enquanto a 2ª temporada saiu no dia 3 de agosto de 2022.
Confira os atores que compõem o elenco de Bom dia, Verônica:
Na série Tainá interpreta a protagonista Verônica Torres, uma escrivã na delegacia de São Paulo, com uma rotina burocrática, casada e com dois filhos.
Depois de alguns acontecimentos, Verônica se vê investigando um caso de uma jovem que foi enganada por um golpista de aplicativos de relacionamento, além do caso de uma esposa vítima de violência doméstica.
Elisa Volpatto vive na pele de Anita Berlinger, uma delegada com anos de experiência, que costuma fazer tudo em seu poder para manter a ordem, independente das consequências.
Nelson é o profissional responsável pelo T.I. dentro da delegacia e também é o melhor amigo de Verônica, auxiliando em diversas situações.
Adriano Garib vive como Victor Prata, um médico legista da corporação onde Verônica trabalha como escrivã.
Eles são melhores amigos e essa relação fica ainda mais próxima depois que ele forja o laudo de morte dela.
Camila Morgado interpreta Janete, esposa de Cláudio Brandão. Ela é uma mulher solitária e que é constantemente humilhada pelo marido, sofrendo muito com a violência doméstica.
Verônica Torres está empenhada em fazer de tudo para ajudar Janete a se livrar de seu agressor e descobrir mais sobre as polêmicas em que ele está envolvido.
Cláudio Brandão é interpretado por Eduardo Moscovis. Ele é um tenente coronel que impõe “respeito” e medo.
Ele comete violência doméstica à sua esposa Janete e ao longo da série, vamos descobrindo muito mais coisas perturbadoras ao seu respeito.
A primeira temporada de Bom dia, Verônica começa acompanhando Verônica Torres, uma escrivã da delegacia de homicídios de São Paulo, lidando apenas com a parte burocrática do sistema.
Ela trabalha juntamente do delegado Wilson Carvana que é seu padrinho, uma das pessoas que acaba a impedindo várias vezes de seguir um caminho mais ‘prático’ dentro da delegacia.
Depois de presenciar um suicídio no seu local de trabalho, Verônica descobre sua vocação e em pouco tempo está envolvida em duas investigações diferentes.
Porém, enquanto Verônica investiga dois casos diferentes, ela lida com traumas passados e acaba colocando sua família em risco.
A série tenta mostrar o que acontece com muitas mulheres, o machismo dentro de casa, a corrupção entre militares e a impunidade neste meio, sendo um retrato quase que fiel de muitos setores do Brasil.
Na segunda temporada de Bom Dia, Verônica, a protagonista deixa de ser a Verônica, pois assume uma identidade falsa e se distancia de sua família por conta de suas investigações.
Agora ela faz de tudo para desbancar o líder de uma máfia que atua nas três esferas do poder, com corrupção e manipulação.
O caminho de Verônica, cruza com o de Matias Carneiro, um líder religioso que usa o seu poder para conseguir tudo o que quer, inclusive liderar uma máfia.
Matias se vê em perigo pela presença de Verônica em seu caminho e a ameaça com sua influência, mas ela não liga para isso e continua em seu caminho de fazer justiça, descobrindo diversos segredos e tomando decisões.
Uma coisa que sempre rola com adaptações são algumas pequenas mudanças que acabam por alfinetar o pessoal que ama os livros.
Mas podemos dizer que a Netflix fez um bom trabalho com Bom dia, Verônica e a série foi bem aceita pelo público. Não totalmente, mas foi bem aceita.
E com isso queremos dizer que: sim, existem algumas diferenças pontuais entre o livro e a série.
Como por exemplo: 🚨SPOILER ZONE 🚨
🚨FIM DO SPOILER 🚨
Esse é apenas um exemplo da diferença que a adaptação da Netflix tem para o livro, sem contar os diversos detalhes que acabam se perdendo.
Se você gostou muito da série e quer tirar a prova do que se perdeu nesse meio de caminho, pode escolher comprar o livro Bom Dia, Verônica.
Na Amazon sua capa comum custa a partir de R$ 59,90, enquanto o Kindle acaba saindo a partir de R$ 34,90.
Depois do lançamento da primeira temporada de Bom dia, Verônica, muitas pessoas começaram a se perguntar se a série era baseada em algum caso de assassinato real.
E a resposta para essa pergunta é: não. A história, tanto do livro quanto da série, é totalmente ficcional.
Porém, ao contrário da primeira temporada, a 2ª não foi baseada no llivro, mas sim completamente idealizada pela produção e a história parece fazer referência a muitos líderes religiosos que abusam do seu poder no Brasil, inclusive o famoso caso do João de Deus.
E você, já assistiu à série? Comente o que achou!
Para quem está pensando em conhecer o universo dos doramas, mas não é tão fã…
Está procurando aquele romancinho leve e com episódios descontraídos para assistir? O dorama O Amor…
Se você é fã de doramas e ainda não viu A Lenda do Mar Azul…
Oie minhas dorameiras favoritas! Hoje vou ensinar como assistir online ao dorama ao A Lua…
A Biblioteca da Meia-Noite é um livro de ficção filosófica escrito por Matt Haig. Essa história…
Eu sou completamente apaixonada por livros no gênero romance LGBTQIAPN+, e se me falarem que…