Se você é muito fã de Black Mirror ou acabou de maratonar todos os episódios e está curioso para entender melhor a sua temática, temos uma lista com 7 curiosidades sobre a série.
Essa é uma das séries favoritas e mais aclamadas quando falamos de temáticas distópicas e ficção científica, mas ela deixa algumas dúvidas sobre o que realmente as histórias se tratam. Alguns episódios deixam coisas soltas no ar e até mesmo ganchos para teorias conspiracionais. Então vamos conferir alguns fatos interessantes sobre Black Mirror?
Clique nos tópicos para ler mais:
Uma das primeiras curiosidades sobre Black Mirror é dúvida de muita gente. O que esse nome significa além da tradução literal?
O nome black mirror pode ser traduzido literalmente como “espelho preto” e Charlie Brooker, o criador da série, afirma esse nome tem relação com telas de aparelhos desligadas. Afinal, quando você não está mexendo no seu celular, tudo o que vê é uma tela preta!
Brooker fala que ao encararmos a tela preta de um aparelho, estamos olhando para um espelho frio e aterrorizante, um vazio que rouba nossos sonhos e cria vícios.
Ele ainda conta que gosta da ideia de que, ao fim dos créditos, seus espectadores podem ver a si mesmos refletidos na tela negra da televisão ou do celular, criando uma metalinguagem com a ideia da série.
Porém vale lembrar que o criador da série não é contra a tecnologia e inovações tecnológicas, ele apenas tenta abordar a má utilização desses aparatos no nosso cotidiano e seus efeitos colaterais.
Além disso, ele tenta representar como a essência humana pode tornar uma ferramenta em algo destruidor. Ou seja, em questão de segundos podemos transformar os prazeres da tecnologia no desconforto e no vício.
Por essa eu tenho certeza que você não esperava. Muitas vezes acabamos um episódio da série e pensamos “Uau! Eu vi isso acontecer na minha vida”, tanto é que ficou comum expressarmos frases como “Isso é muito Black Mirror”.
Porém, Charlie Brooker afirma que a maioria de seus roteiros nunca se inspirou em notícias ou acontecimentos reais para criar os episódios da série.
Pelo contrário, ele cria os episódios a partir de conversas casuais e situações que ele imagina ao praticar seus esportes diários.
Ele afirma que só depois de já ter os episódios prontos é que ele assiste e consegue ver relações com acontecimentos da vida real que assustam até a ele mesmo. Legal não é?
Aliás, em 2015 circularam acusações ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmando que ele já participou de um trote na universidade em que ele colocou seu pênis na boca de um porco morto.
Porém essa história foi revelada depois do episódio ser lançado. Aparentemente é a vida que imita a arte.
Mais uma curiosidades sobre Black Mirror é que o episódio “Rachel, Jack and Ashley Too”, que tem a participação da Miley Cyrus foi inspirada em ninguém menos que ela mesma.
A cantora revelou que é uma grande fã da série e se ofereceu para criar um roteiro que abordasse os desafios das mulheres na indústria musical e como alguns artistas são criados pela mídia e obrigados a seguir uma receita pré-definida para o sucesso.
Em uma entrevista ela conta como é difícil ser mulher e ser levada a sério neste ramo, pois as pessoas acham que você só terá sucesso se estiver usando uma roupa curta sensual e fazendo música pop.
Miley se ofereceu para contar suas experiências pessoais e isso influenciou diretamente na história da personagem Ashley Too, que é tratada como um objeto pela sua tia gananciosa, que só pensa em ganhar dinheiro em cima da imagem da sobrinha.
Inclusive você deve ter percebido que este foi um dos poucos episódios com final feliz na série. O criador do programa afirmou que isso foi proposital, pois se todos os episódios tiverem um final sombrio, Black Mirror passará a ser previsível.
Mais uma das curiosidades sobre Black Miror é que na quinta temporada da série, o episódio Striking Vipers foi gravado em São Paulo.
Ele narra a história de dois amigos envolvidos em jogos de realidade aumentada e a capital paulista foi escolhida por fornecer diversos ambientes temáticos diferentes para as gravações.
Se você reparar bem vai ver que algumas cenas foram gravadas na Avenida Paulista, no Viaduto Santa Efigênia, na Avenida Nove de Julho e em algumas outras partes da cidade.
Sabe as lutas que acontecem em um jardim japonês? Elas foram gravadas no bairro da Liberdade, conhecido por ser o maior espaço fechado da comunidade japonesa fora do Japão. Além disso, a luta final dos amigos foi gravada no Edifício Copan.
Já virou comum maratonar títulos na Netflix, não é mesmo? Porém, uma curiosidade sobre Black Mirror é que o criador da série não indica aos seus espectadores assistirem a série inteira de uma só vez.
Ele conta que cada episódio é feito para chocar, assustar e fazer os espectadores refletirem.
Todas as cenas são planejadas para causar desconforto, incômodo e até repulsa, portanto, você deve tomar cuidado para não prejudicar sua saúde mental.
Além disso, maratonar a série por si só já é contraditório ao que ela critica muitas vezes – o vício, o consumo exacerbado e o uso exagerado e inadequado da tecnologia.
Você precisa absorver e compreender a mensagem de cada episódio antes de pular para o próximo.
A quinta temporada de Black Mirror surpreendeu e decepcionou a todos ao surgir com apenas 3 episódios.
Apesar de parecer ter sido proposital, o criador da série, Charlie Brooker, afirma que a curta temporada foi um imprevisto.
Na verdade, foi uma tentativa de não atrasar ainda mais o lançamento para os espectadores.
Isso porque ele estava focado na produção do filme Bandersnatch e isso afetou os episódios do programa.
Bom, valeu a pena né? O filme ficou incrível!
Você tem algum episódio favorito em Black Mirror? Pois o público já tem e esses episódios receberam várias premiações.
O “USS Callister”, primeiro episódio da quarta temporada, recebeu 24 nomeações de prêmios e ganhou os seguintes:
Para quem não lembra, o episódio conta a história de um solitário programador que fundou um famoso jogo de MMO.
A narrativa se torna angustiante e intrigante quando percebemos que o protagonista, que parecia um nerd inofensivo, na verdade desconta suas frustrações nos personagens do seu próprio jogo.
Muitos críticos levantaram uma visão de que o curta se trata sobre o abuso de autoridades masculinas, mas ele também nos faz refletir sobre quem somos quando ninguém está nos vendo.
E o segundo episódio com mais premiações é o quarto da terceira temporada: “San Junípero” (é o meu favorito também!). O título recebeu 16 nomeações e ganhou 8 prêmios.
Alguns dos prêmios conquistados foram:
A história se passa em uma cidade turística no litoral que está sempre repleta de novas aventuras.
Com o passar dos episódios, percebemos que a cidade faz parte de uma realidade simulada para idosos, mesmo após a morte, em que eles podem upar suas consciências na nuvem.
E aí, gostou das curiosidades sobre Black Mirror? Se você tem mais algum fato interessante, deixa seu comentário ou compartilha sua dúvida sobre a série aqui!
Se você é fã de doramas e ainda não viu A Lenda do Mar Azul…
Oie minhas dorameiras favoritas! Hoje vou ensinar como assistir online ao dorama ao A Lua…
A Biblioteca da Meia-Noite é um livro de ficção filosófica escrito por Matt Haig. Essa história…
Eu sou completamente apaixonada por livros no gênero romance LGBTQIAPN+, e se me falarem que…
Notebooks para jogos podem ser caros, mas há opções mais acessíveis com recursos adequados para…
Se engana quem acha que o TikTok é uma rede social apenas de dancinhas. Foi…