Definitivamente, a tecnologia pode te ajudar a aprender inglês e até outras línguas. Mas como funciona o processo? O que você precisa para desfrutar os benefícios dos avanços tecnológicos?
Hoje, falaremos um pouco sobre os benefícios da utilização das tecnologias mais modernas em nosso aprendizado. Com as ferramentas e hábitos adequados, a fluência é um sonho cada vez mais próximo de se realizar.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e saiba as diversas possibilidades de usar a tecnologia ao seu favor.
Clique nos tópicos para ler mais:
O conceito de tecnologia e seu estado atual
Nomeamos tecnologia o conjunto de criações humanas com função prática. Isso, principalmente, diferencia a tecnologia do que chamamos arte. E qual seria essa função prática? Ora, em poucos termos, a facilitação de nossa vida cotidiana.
Imagine só como seria almoçar sem pratos e talheres. Ou viajar do Brasil aos EUA sem aviões. Ou, ainda, deixar um recadinho de “volto logo” sem bloquinhos e caneta. Terrível, não? E, por mais incomum que seja esse pensamento, ele é real: a tecnologia diz respeito a todas essas coisas. De talheres a aviões e satélites.
Reparou como todas suas manifestações melhoram nossas vidas? Desde o ato de comer de forma prática e limpa ao deslocamento e comunicação em distância?
Agora, reflita comigo: se invenções simples, como um garfo, facilitam tanto o nosso cotidiano, por que não usar a tecnologia digital para o mesmo propósito?
Nosso momento tecnológico atual
Atualmente, a tecnologia já atingiu níveis que eram inimagináveis há 50 anos. Carregamos, em nossos bolsos, computadores inacreditáveis com conexão 24 horas por dia à internet.
E é a este cenário que faço menção quando digo que a tecnologia pode te ajudar a aprender Inglês. Porque, com apenas um celular e internet, você tem acesso ao mundo.
Isso nos passa despercebido. Como já estamos acostumados com estes aparelhos, eles parecem comuns. Servem para conversar, se distrair ou jogar. Mas a verdade é que o smartphone é um computador completo. E a internet, mais que um meio de comunicação, é a biblioteca definitiva de todos os trabalhos da humanidade.
Quando percebemos essas coisas, nossa relação com o mundo muda. E é essa a atitude que se deve adotar ao descobrir que a tecnologia pode te ajudar a aprender Inglês.
3 dicas de como usar a tecnologia para aprender inglês
Você já deve ter notado como lidamos mal com a tecnologia, afinal, ao mesmo tempo que ela pode nos ajudar muito, ela também pode se tornar um grande vício no nosso dia a dia.
Por isso, para ter sucesso, é necessário mais que tempo e atenção, precisamos de compromisso e rotinas.
1. Faça do seu celular um dicionário sempre presente
O celular é uma das melhores formas de aprender inglês. Afinal, ele esse aparelho está conosco em praticamente todos os momentos do nosso dia.
Portanto instale aplicativos para aprender inglês em seu aparelho. Em sua maioria, além de possuírem jogos e dicas de gramática, eles também atuam como tradutores.
Quando se deparar com um termo desconhecido, use os tradutores imediatamente. Não deixe para depois.
Mesmo o Google Translate, nativo do Android, será um divisor de águas em sua vida. Para trocar e-mails ou, mesmo, conversar com um nativo, esta ferramenta fará tudo mais simples.
⚠️ Atenção: Para que você realmente use os apps para aprender inglês, ative a notificação deles no seu celular, principalmente se for algum aplicativo que usa o aprendizado gamificado, ou seja, com recompensas a cada tarefa concluída. Assim você terá todo dia um lembrete para usar o app e irá criar um hábito de estudo.
2. Use o cinema e TV para praticar audição e leitura de inglês
Atualmente, temos um contato frequente com materiais produzidos em inglês. Seja entrevistas, produções cinematográficas, filmes ou séries, esses conteúdos estão à distância de um botão.
Por isso, utilize seu tempo livre para treinar os ouvidos e os olhos. Escute materiais em inglês com a legenda em português para facilitar sua assimilação das palavras com a tradução delas.
No cinema, por exemplo, algumas séries ótimas para aprender inglês são:
- Friends
- Os Simpsons
- Orange is The New Black
- Stranger Things
- Santa Clarita Diet
Essas séries são excelentes por terem um vocabulário mais simples e personagens com falas pausadas e eloquentes. Além de serem todas ótimas, envolventes e engraçadas.
Por isso, use e abuse das do legendado em português. Não use a função dublado! Assim, você pratica sua audição do inglês enquanto alimenta sua memória com as palavras escritas. E com o tempo, você pode até ver o conteúdo todo em inglês com legendas em inglês também.
3. Ouça músicas em inglês
Está indo para o trabalho ou esperando pelo ônibus? Aproveite esse tempo para colocar uma música em inglês e pesquisar pelas letras para ir acompanhando a canção. Seja pelo rádio de músicas internacionais, Spotify ou outro app.
Músicas são um material de fácil assimilação e memorização, já que a melodia é agradável para nossos ouvidos, assim o processo de aprendizado não se torna entendiante, mas sim envolvente.
Alguns cantores e bandas excelentes para aprender inglês são:
- Adele
- Bruno Mars
- Ed Sheeran
- Jason Mraz
- Lana Del Rey
Todos esses cantores possuem uma ótima dicção e músicas com ritmos contagiantes, o que facilita a guardar na memória.
Além deles, a banda The Beatles tem músicas de letras simples e é ideal para quem quer aprender inglês com o famoso sotaque britânico.
4. Nunca abandone as anotações
Escrever é uma maneira excepcional de gravar o conhecimento em nossa mente. Justamente por isso o processo educacional foca tanto na repetição da escrita.
No entanto, quando falamos de tecnologia, escrever não parece convencional. Mas não só é possível como será extremamente proveitoso para você.
Por isso, utilize seu celular ou computador frequentemente para escrever algo novo. Anote tudo que você leu e não compreendeu. Isso servirá para, mais tarde, você pesquisar e entender o significado da palavra.
Com essas dicas, tenha certeza: a tecnologia pode te ajudar a aprender inglês. Basta você se dedicar e empenhar o tempo com foco e objetivo.
Sem sustos, sofrimento ou tédio, você dominará a língua inglesa em um tempo recorde. Tudo isso colocando o inglês como parte integrante de sua rotina.
Esse conteúdo foi produzido em parceria com um autor convidado da equipe do Mundo Inglês.